Ir para o conteúdo

Pesquisa retrata expectativa econômica em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Silvio Lúcio
O projeto apresenta um indicador com objetivo de informar o provável desempenho do comércio da cidade para os próximos seis meses. Para monitorar a economia, os consumidores e lojistas devem responder numa escala numérica, de zero a 100, qual é a expectativa de crescimento do comércio de Mariana.
 
As respostas consideram que o número 50 indica neutralidade e significa que o entrevistado acha que o comércio continuará da mesma forma nos próximos seis meses. Se a resposta for um número abaixo de 50, indica piora no comércio e números acima, indicam melhora. 
 
Quanto mais próximo de 100, mais otimismo por parte do entrevistado e quanto mais próximo de zero, menor a expectativa. A coleta de dados é feita durante as duas primeiras semanas de cada mês. O professor do curso Departamento de Ciências Econômicas (DEECO) e orientador do projeto, Ronaldo Nazaré, acredita que “com isso podemos antecipar as oscilações da economia da cidade. A cada mês essas expectativas são atualizadas e divulgadas”. O indicador de cada mês será calculado por meio da média aritmética dos valores coletados. 
 

img-8032.jpg

Arquivo pessoal
Orientador Ronaldo e os alunos Weslley e Natália.
Ainda segundo Ronaldo, a pesquisa utiliza a condição de lojista e consumidor como critério para ser entrevistado. “A metodologia não exige uma regra estatística de amostragem, tendo em vista o perfil qualitativo do trabalho. No entanto, em todos os meses atingimos 100 entrevistados. Se estratificamos os resultados por tipos de entrevistados eles podem apresentar alguma diferença. No entanto, pelo menos por ora, esse não é nosso objetivo. A ideia é entender as perspectivas de desempenho futuro para o comércio de Mariana a partir das expectativas dos agentes econômicos, no caso, lojistas e consumidores.” 
 
Uma das motivações para surgimento do projeto foi o rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em 2015, que impactou na redução da atividade mineradora na cidade.
 
O indicador do mês de agosto e setembro podem ser acessados no link
 
Os resultados serão divulgados mensalmente na página do projeto ou via e-mail — indicadorcomerciomariana@gmail.com.

Veja também

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais

13 Novembro 2024

A estudante do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP Graziele de...

Leia mais

13 Novembro 2024

Professores e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram do XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Cods) e...

Leia mais