O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha apresentou dois desdobramentos de suas pesquisas ligadas ao cinema mineiro no XIII Seminário de Políticas Culturais, realizado entre 20 e 24 de maio, na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
As investigações foram desenvolvidas em parceria com outros pesquisadores do estado, através do projeto “Minas é Cinema”, sediado no Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O primeiro artigo apresentado foi desenvolvido em conjunto com Fabiano Moreira de Souza Júnior (Fundarte) e Beatriz Cristina Possato (IF -Sudeste-MG), e buscou analisar a formação artística e cidadã promovida pela Escola de Audiovisual Carlos Scalla, com sede na cidade de Muriaé.
Já a segunda proposta, articulada com os pesquisadores Bruno Scalla (Universidade Santa Marcelina) e Andrielle Gonçalves (Unifaminas), se debruçou sobre o trabalho pioneiro do cineasta Carlos Scalla, a constituição do Museu de Cinema de Muriaé e a transformação do mesmo em um instituto de preservação audiovisual neste ano.
Além da apresentação dos dois trabalhos científicos, o professor também debateu no evento acerca das atividades e articulações que já estão sendo desenvolvidas em prol da constituição de um curso de graduação de Cinema e Audiovisual na UFOP.