Ir para o conteúdo

UFOP é uma das instituições que mais enviou trabalhos para o Simpósio Nacional do Rádio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Luana Viana
O IV Simpósio Nacional do Rádio recebeu 70 resumos expandidos enviados por 133 pesquisadores das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Com exceção das universidades localizadas em Cuiabá, município anfitrião do evento, a UFOP foi a universidade que mais enviou trabalhos para o Simpósio. A UFMT teve o maior número de trabalhos, com 25 resumos expandidos, seguida da Unemat e da UFOP, com cinco cada uma.
 
A professora do curso de Jornalismo da UFOP e pesquisadora de Rádio e Mídia Sonora, Debora Lopez, avalia a participação da Universidade no evento. "Essa presença revela uma trajetória, uma cultura de pesquisa na área que estamos conseguindo desenvolver aqui. Isso é resultado de um esforço coletivo, de vários pesquisadores. Nós temos um grupo muito plural investigando rádio na Universidade e já está se tornando tradição a UFOP ocupar esses espaços e contribuir pro fortalecimento da ciência nesta área".
 
O tema desta edição será os "100 anos de rádio no Brasil e a relação do meio com a democracia" com debates sobre a radiodifusão e o consumo crescente de conteúdos em áudio e em plataformas de podcasts no Brasil nos últimos anos. A divulgação da lista de resumos selecionados será no dia 20 de março. Para quem irá apresentar pesquisas, o prazo de pagamento vai até 23 de março. Já os ouvintes podem se inscrever até 17 de abril.
 
O professor da UFMT e organizador do evento, Luan Chagas, destaca a importância da participação da UFOP neste cenário de pesquisa sobre Rádio e Mídia Sonora. "A Universidade Federal de Ouro Preto representa um espaço de diálogo acadêmico muito importante na pesquisa em Rádio e Mídia Sonora no país. A UFOP, por muito tempo, foi e é uma das principais instituições de Ensino Superior que representam a pesquisa nessa área e por isso a presença é tão expressiva e importante”.
 
O evento seria sediado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) nos dias 5, 6 e 7 de maio, mas foi suspenso em decorrência da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais