Ir para o conteúdo

UFOP é uma das instituições que mais enviou trabalhos para o Simpósio Nacional do Rádio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Luana Viana
O IV Simpósio Nacional do Rádio recebeu 70 resumos expandidos enviados por 133 pesquisadores das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Com exceção das universidades localizadas em Cuiabá, município anfitrião do evento, a UFOP foi a universidade que mais enviou trabalhos para o Simpósio. A UFMT teve o maior número de trabalhos, com 25 resumos expandidos, seguida da Unemat e da UFOP, com cinco cada uma.
 
A professora do curso de Jornalismo da UFOP e pesquisadora de Rádio e Mídia Sonora, Debora Lopez, avalia a participação da Universidade no evento. "Essa presença revela uma trajetória, uma cultura de pesquisa na área que estamos conseguindo desenvolver aqui. Isso é resultado de um esforço coletivo, de vários pesquisadores. Nós temos um grupo muito plural investigando rádio na Universidade e já está se tornando tradição a UFOP ocupar esses espaços e contribuir pro fortalecimento da ciência nesta área".
 
O tema desta edição será os "100 anos de rádio no Brasil e a relação do meio com a democracia" com debates sobre a radiodifusão e o consumo crescente de conteúdos em áudio e em plataformas de podcasts no Brasil nos últimos anos. A divulgação da lista de resumos selecionados será no dia 20 de março. Para quem irá apresentar pesquisas, o prazo de pagamento vai até 23 de março. Já os ouvintes podem se inscrever até 17 de abril.
 
O professor da UFMT e organizador do evento, Luan Chagas, destaca a importância da participação da UFOP neste cenário de pesquisa sobre Rádio e Mídia Sonora. "A Universidade Federal de Ouro Preto representa um espaço de diálogo acadêmico muito importante na pesquisa em Rádio e Mídia Sonora no país. A UFOP, por muito tempo, foi e é uma das principais instituições de Ensino Superior que representam a pesquisa nessa área e por isso a presença é tão expressiva e importante”.
 
O evento seria sediado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) nos dias 5, 6 e 7 de maio, mas foi suspenso em decorrência da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais