Ir para o conteúdo

Andifes elege nova diretoria para a gestão 2023-2024

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Andifes
Com: 
Andifes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu, nesta sexta-feira, 28, a nova diretoria executiva para a gestão 2023-2024, tendo como presidente a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, e como vice-presidentes, os reitores José Daniel Diniz Melo (UFRN), Lucia Campos Pellanda (UFCSPA), Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM) e Valder Steffen Júnior (UFU).

De acordo com a presidente Márcia Abrahão, a diretoria eleita para a gestão 2023-2024 da Andifes irá trabalhar por meio de efetiva atuação em rede, com a participação de todas e todos, de forma colaborativa, democrática e propositiva, e com equidade e união. Dentre os muitos desafios, o respeito efetivo à autonomia universitária, incluindo o fim da lista tríplice para a nomeação de reitores e o financiamento justo do sistema de universidades federais e Cefet’s, considerando as especificidades de cada instituição, são prioridades da Andifes, sempre em consonância com as diretrizes aprovadas pelo Conselho Pleno, órgão colegiado máximo da nossa Associação.

“Contamos com as nossas comunidades acadêmicas nessa jornada para contribuir para o fortalecimento da soberania nacional e para melhorar a vida do povo brasileiro, por meio da valorização da Educação Pública, da Ciência e Tecnologia, bem como da Saúde, da Cultura e das Artes”, firmou.

A eleição e a posse foram realizadas durante a CXCIV Reunião Ordinária do Conselho Pleno, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR). A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, participou do encontro.

53076808327_192fdde226_o-768x512.jpg

Andifes
O ministro da Educação participou do Encontro.
MINISTRO - Também estavam presentes na Reunião Ordinária o ministro da Educação, Camilo Santana, a secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, e o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi. O ministro afirmou que o Governo Federal e o MEC contam com as universidades federais no projeto de reconstrução e desenvolvimento do país.

“O MEC está de portas abertas para as universidades federais. Queremos a colaboração das universidades, sua expertise e inteligência em todas as políticas públicas de nosso ministério. As universidades podem colaborar muito, também, com a educação básica, seja na formação, seja na inovação. A universidade pública de qualidade é o caminho para a soberania do País e para diminuir desigualdades”, declarou.

Saiba mais.

Veja também

1 Abril 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público seu posicionamento em relação ao uso de veículos...

Leia mais

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais