skip to content

Comunicado à comunidade universitária

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2019, a Administração Central da UFOP foi surpreendida com a notícia de que a Diretoria do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) havia publicado um comunicado sobre a suspensão das atividades acadêmicas e o fechamento do Instituto em caso de chuvas. A direção ainda alegou riscos relacionados à estrutura do edifício, gerando pânico na comunidade universitária.
 
Cabe destacar que, no ano de 2018, o então Prefeito do Campus Universitário, atendendo solicitação daquela direção, realizou vistoria técnica no local, informando sobre a ausência deste riscos.
 
Em relação às infiltrações, como a própria direção também confirmou em ofício, elas são antigas. Registra-se também a existência de um projeto executivo de reforma do telhado do ICEB, cuja priorização foi feita pelo CUNI e encaminhada pela Prefeitura Universitária em 2016. Infelizmente, a reforma não foi priorizada pela gestão passada, período em que os atuais diretor e vice-diretor do ICEB participavam da Administração Central e a Universidade possuía mais recursos.
 
Neste ano, mesmo com poucos recursos, manutenções já foram realizadas em algumas alas do Instituto. Recentemente, em função do desbloqueio dos créditos ocorrido em outubro, os processos visando a manutenção de outras áreas foram iniciados. Os serviços de intervenções em coberturas e calhas serão iniciados na próxima semana, condicionados às questões climáticas. A direção do ICEB já tinha conhecimento. Reiteramos, porém, que para solução definitiva dos problemas do Instituto, a UFOP dependerá de mais recursos.
 
Em relação à suspensão temporária das aulas, o Estatuto da UFOP prevê como competência exclusiva do Conselho Universitário tal deliberação (Art. 7o, Inciso X). Portanto, esta suspensão não poderia ter sido feita por uma unidade acadêmica. Ressalta-se também que, no último dia 19 de novembro, houve reunião deste Conselho e o assunto não foi pautado pela Direção do Instituto, mesmo na temática “outros assuntos”.
 
A Administração Central da UFOP reitera seu compromisso com a comunidade universitária, tratando com seriedade e respeito os problemas graves que foram acumulados por décadas. A reitoria sempre esteve e continuará aberta ao diálogo com a comunidade, especialmente em situações emergenciais como esta.
 
Lamentamos a atitude precipitada da direção do ICEB.
 
Cláudia Marliére - Reitora
Hermínio Nalini Jr. - Vice-reitor

Veja também

25 Março 2020

Gestores públicos devem valer-se do conhecimento e não da mera opinião. Não têm o direito de fazer apostas políticas com...

Leia mais

19 Fevereiro 2020

Em razão do Ofício-Circular do MEC enviado às Instituições Federais de Ensino Superior a respeito das despesas oriundas da folha...

Leia mais

4 Fevereiro 2020

A partir de 1º de março, as unidades e setores da UFOP devem encaminhar à Reitoria — Gabinete, Chefia de...

Leia mais

22 Novembro 2019

DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE AS UNIVERSIDADES FEDERAIS O ministro da educação do Brasil, Abraham Weintraub, parece nutrir ódio...

Leia mais