skip to content

Nota da Reitoria: Dia do Servidor Público

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Universidade Federal de Ouro Preto. Quase 50 anos de história. Trajetória que se soma aos 179 anos da Escola de Farmácia e aos 142 anos da Escola de Minas. Fundamental para o desenvolvimento das sociedades ouro-pretana e brasileira, a UFOP construiu e constrói suas bases nos sujeitos. É para eles que a universidade vive e é a partir deles que nasceu e que traça seu caminho. Docentes e técnicos administrativos são parte essencial da comunidade acadêmica e os responsáveis por cada conquista da universidade.
 
Servidores públicos são, antes de mais nada, a alma da UFOP. São o motor que permite avançar a ciência, são a mão que apoia o outro, são os tutores que ensinam responsabilidade e cuidado. São os sujeitos que juntos contribuem para a construção de uma sociedade justa, acolhedora, desenvolvida, tolerante, compromissada com o outro e com suas estruturas. 
 
O servidor público dá vida aos muros e paredes, dá sentido aos equipamentos e rotinas, dá força e papel à sala de aula. A pesquisa, a extensão, o ensino e a administração existem pelas mãos de docentes e de técnicos administrativos que percebem sua função no mundo e seu papel formador como um corpo coletivo.
 
O aluno, ao chegar na universidade inicia uma etapa desafiadora em sua vida. E a integra à sua história. Ao ser recebido, passa a fazer parte deste núcleo que forma a UFOP e que a aproxima de maneira tão intensa e umbilical da cidade, do país, de seus patrimônios, de seu desenvolvimento e de seus cidadãos.
 
Aos servidores públicos que formam a UFOP, sejam eles docentes ou técnicos administrativos, agradecemos, oferecemos nosso reconhecimento e nossa gratidão por cada ato cotidiano que nos permite cumprir o papel que nos cabe como um espaço de formação de cidadãos capacitados, responsáveis e preocupados com o futuro do país.
 
Claudia Marliére
Reitora
 
Hermínio Nalini Jr.
Vice-reitor

 

Veja também

19 Novembro 2021

Prestar reverência ao líder negro Zumbi dos Palmares, executado no ano de 1.695, é uma forma de reconhecer a nossa...

Leia mais

15 Outubro 2021

A humanidade colocou em curso uma jornada simbólica de construção e reconstrução do mundo desde o início da pandemia do...

Leia mais

12 Julho 2021

À Comunidade Universitária e demais interessados Como é do conhecimento de nossa comunidade acadêmica, trabalhamos no enfrentamento dos diversos desafios...

Leia mais

28 Junho 2021

A reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Cláudia Marliére participou na sexta-feira (25), no Centro de Convenções da...

Leia mais