Universidade Federal de Ouro Preto. Quase 50 anos de história. Trajetória que se soma aos 179 anos da Escola de Farmácia e aos 142 anos da Escola de Minas. Fundamental para o desenvolvimento das sociedades ouro-pretana e brasileira, a UFOP construiu e constrói suas bases nos sujeitos. É para eles que a universidade vive e é a partir deles que nasceu e que traça seu caminho. Docentes e técnicos administrativos são parte essencial da comunidade acadêmica e os responsáveis por cada conquista da universidade.
Servidores públicos são, antes de mais nada, a alma da UFOP. São o motor que permite avançar a ciência, são a mão que apoia o outro, são os tutores que ensinam responsabilidade e cuidado. São os sujeitos que juntos contribuem para a construção de uma sociedade justa, acolhedora, desenvolvida, tolerante, compromissada com o outro e com suas estruturas.
O servidor público dá vida aos muros e paredes, dá sentido aos equipamentos e rotinas, dá força e papel à sala de aula. A pesquisa, a extensão, o ensino e a administração existem pelas mãos de docentes e de técnicos administrativos que percebem sua função no mundo e seu papel formador como um corpo coletivo.
O aluno, ao chegar na universidade inicia uma etapa desafiadora em sua vida. E a integra à sua história. Ao ser recebido, passa a fazer parte deste núcleo que forma a UFOP e que a aproxima de maneira tão intensa e umbilical da cidade, do país, de seus patrimônios, de seu desenvolvimento e de seus cidadãos.
Aos servidores públicos que formam a UFOP, sejam eles docentes ou técnicos administrativos, agradecemos, oferecemos nosso reconhecimento e nossa gratidão por cada ato cotidiano que nos permite cumprir o papel que nos cabe como um espaço de formação de cidadãos capacitados, responsáveis e preocupados com o futuro do país.
Claudia Marliére
Reitora
Hermínio Nalini Jr.
Vice-reitor