Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Nota da Reitoria: esclarecimento sobre o encerramento das atividades do REMOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tendo em vista a necessidade de dar transparência aos fatos que ocasionaram o encerramento das atividades do REMOP, a Administração da Universidade Federal de Ouro Preto esclarece à sua comunidade acadêmica:
 
1. A UFOP vinha mantendo o funcionamento do REMOP desde 2015 sem um vínculo contratual formalizado com o Centro Acadêmico da Escola de Minas (CAEM). Desde o início de 2017, a atual administração da UFOP vem tentando negociar com os responsáveis pela gestão do CAEM a regularização dessa situação, visando manter o restaurante como opção aos estudantes e servidores da instituição.
 
2. No início de 2017, o Ministério do Planejamento e Gestão/SPU publicou a Instrução Normativa 02, que trata da avaliação de bens imóveis da União ou de seu interesse e estabelece os parâmetros técnicos de avaliação para cobrança pelo uso desses bens à luz dos diversos instrumentos de incorporação, manutenção e destinação dos imóveis na base patrimonial da União.
 
3. A UFOP então trabalhou para dar sequência ao processo de formalização do uso, mesmo que não oneroso, como vinha sendo proposto de sua parte. Em diversas reuniões, a documentação comprobatória da propriedade do imóvel foi solicitada ao CAEM, mas não foi apresentada, o que inviabilizou a possibilidade de estabelecimento de um instrumento contratual e, consequentemente, a continuidade de utilização do espaço.
 
4. Além disso, o ambiente onde são manipuladas as refeições vinha enfrentando problemas de natureza sanitária, com diversas goteiras e tubulações de esgoto aparentemente deterioradas. Em mais de uma ocasião foram solicitadas informações e intervenções no local para resolver esses problemas, mas não houve resposta que solucionasse a situação. Ressalta-se que a UFOP não pode intervir com reformas em um prédio que não é de sua propriedade sem que haja um instrumento contratual formalizado.
 
5. A manutenção das atividades do REMOP, nestas condições, especialmente sem uma cobertura contratual, é considerada prática expressamente vedada pela legislação vigente, que dispõe ser "nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração". 
 
Estes fatos culminaram na decisão pelo encerramento das atividades do REMOP.
 
 
Cláudia Aparecida Marliére de Lima
Reitora da UFOP
 
Hermínio Nalini Júnior
Vice-reitor da UFOP

Veja também

9 Maio 2025

O reitor da UFOP Luciano Campos recebeu integrantes da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), nesta sexta (9), com o...

Leia mais

27 Fevereiro 2025

Em sessão solene ocorrida na noite desta quarta (26), foi realizada a transmissão de cargo para o novo reitor e...

Leia mais

19 Fevereiro 2025

Após conclusão de uma análise realizada pela Coordenadoria de Convênios (Cecon) sobre instrumentos onerosos pactuados pela Universidade com a Fundação...

Leia mais

22 Janeiro 2025

Acompanhe, ao vivo, à transmissão do Seminário “Políticas Universitárias e de Gestão para Promoção da Equidade de Gênero nas Universidades...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.