Ir para o conteúdo

Reitora da UFOP avalia debate nacional sobre o Future-se

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Chico Daher

Intensificam-se, no âmbito das instituições federais de ensino superior, as discussões sobre a proposta do Governo Federal apresentada aos reitores no dia 17 de julho passado. Na avaliação da reitora Cláudia Marliére, o projeto do Ministério da Educação precisa de uma análise mais abrangente, uma vez que as informações apresentadas, inclusive no projeto de lei que pretende regulamentar a matéria, não estão suficientemente detalhadas para que as Ifes possam tomar uma decisão. As ponderações foram feitas durante a última reunião do Conselho Pleno da Associação dos Reitores das Universidades Federais (Andifes) para discutir o projeto, que aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nos dias 25 e 26 de julho. 

Segundo a reitora, "é preciso entender melhor os desdobramentos da proposta do Governo Federal, de forma que as Ifes garantam, além da sustentabilidade, um ensino público de qualidade e inclusivo, mantendo sua autonomia não apenas em questões ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, mas também nos processos de gestão". Para que isso ocorra, acrescenta a reitora, os conselhos universitários das instituições precisam ter "plena liberdade para continuarem deliberando sobre as questões relativas a suas competências".

Nesse sentido, a professora Cláudia Marliére salientou que uma comissão designada pelo Conselho Universitário (Cuni) da UFOP estuda a proposta do programa Future-se e deve se manifestar em breve. O grupo é formado por representantes das unidades acadêmicas, da administração e das entidades representativas dos três segmentos que compõem a comunidade interna da Instituição: os sindicatos dos técnicos em educação (Assufop) e dos professores (Adufop) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

A Reitoria levará o resultado do trabalho da comissão a todos os setores e unidades da UFOP e estabelecerá um amplo debate com a comunidade universitária para avaliar a adesão ao projeto.

Até o dia 15 de agosto é possível participar da audiência pública digital realizada pelo MEC para que a população se manifeste sobre a proposta. 

Veja nos links que seguem algumas avaliações sobre o projeto:

Associação dos Reitores (Andifes)
Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais
Universidade Federais instaladas no Estado de São Paulo 
Universidades Federais do Rio de Janeiro
Universidade Federal da Integração Latino Americana
Instituto Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina

Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica

Veja também

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais

17 Novembro 2023

O ideal seria que vivêssemos em um país com maior justiça social. Que a cor da pele, a origem e...

Leia mais