skip to content

Reitores

 

 

Antônio Pinheiro Filho  

1969 - 1971

 

Natural de Crato (CE), o primeiro reitor da UFOP iniciou seus estudos secundários no Colégio Diocesano do Crato e terminou os preparatórios no antigo Ginásio Municipal de Ouro Preto. Graduou-se em engenharia de minas e civil, em 1932, na Escola de Minas de Ouro Preto. Faleceu em 1975.

 

 

 

Orlando de Magalhães Carvalho 

1971

 

Nasceu em Pouso Alegre (MG), no ano de 1910. Formou-se em direito pela UFMG em 1931, estudou também na Universidade de Sorbonne, na França. Foi reitor da UFMG e ocupou o cargo de presidente da Comissão Especial de Leis Complementares à Constituição do Estado de Minas Gerais. Faleceu em agosto de 1998, em Belo Horizonte.

 

 

 

Geraldo Parreiras

1971 - 1975

 

Nasceu em Crucilândia (MG), em 1908. Graduou-se em engenharia na Escola de Minas de Ouro Preto e frequentou a Escola Superior de Guerra, em 1962. Começou como professor substituto de Química Agrícola e Matemática na Escola de Agricultura de Viçosa. Foi diretor do Departamento de Estágios da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), membro da Assembleia Escolar da Escola de Minas de Ouro Preto e presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros. Faleceu em outubro de 1976. 
 

 

 

José Campos Machado Alvim 

1975 - 1976

 

Graduou-se em engenharia civil, de minas e metalurgia pela Escola de Minas de Ouro Preto. Lecionou como professor adjunto a cadeira de Química/Física na Escola Federal de Minas de Ouro Preto e foi diretor da Escola de Minas entre 1975 e 1977. Foi reitor por um curto período, de 17/10/1975 a 31/01/1976. 

 

 

 

Theódulo Pereira 

1976 - 1979

 

Nasceu em 8 de dezembro de 1913, em Diamantina (MG). Formou-se em direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, na sequência, passou a atuar como promotor de justiça em Itaúna, na Região Centro-Oeste. Foi assessor de imprensa do governador Benedito Valadares (1892-1973) e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Faleceu em  junho de 1995. 

 

 

 

Antônio Fagundes de Sousa

1979 - 1982

 

Nasceu em Santana do Garambéu (MG), em 1934. Ingressou na Escola Agrotécnica de Barbacena, onde fez os cursos de iniciação agrícola, mestria agrícola e o de técnico em zootecnia. No ano de 1959, ingressou no curso de agronomia na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), hoje Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diplomou-se como engenheiro agrônomo e mestre em economia rural pela UFV. Em 1986, elegeu-se deputado estadual constituinte à Assembléia Legislativa de Minas Gerais. 
 

 

 

Maurício Lanski

1982 - 1984

 

Nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1936. Formou-se bacharel em sociologia e política pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e licenciado em ciências sociais pela Faculdade de Educação da UFMG. Concluiu o mestrado em educação, administração e supervisão pela Universidade de Houston, Texas, em 1972, e o doutorado em filosofia, educação, administração/ensino superior pela Universidade Estadual de Michigan, em 1977. Faleceu em maio de 1997.

 

 

 

Fernando Antônio Borges Campos (Fernando ABC)

1984 - 1988

 

Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em construção civil. Atualmente é professor da Universidade. 

 

 

 

 

Cristóvam Paes de Oliveira 

1988 - 1992

 

Nasceu em Hermilo Alves, distrito de Carandaí (MG), em 1946. Graduou-se em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto, doutorou-se em ciências físicas pela Université Paris-Sud. Foi diretor da Escola de Minas e atualmente é presidente executivo da Fundação Gorceix.

 

 

 

Renato Godinho Navarro 

1992 - 1996

 

Graduou-se engenheiro-arquiteto pela UFMG, possui especialização em história e filosofia da educação pela PUC, mestrado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, e doutorado em planejamento urbano e regional pela UFRJ. 

 

 

 

Antônio Lima Bandeira

(pro-tempore)

1996 - 1997

 

Nascido em Manga (MG) em 1941, graduou-se em ciências econômicas pela UFMG. Foi estagiário e economista pesquisador no Acordo de Cooperação Técnica Ford Foundation, do Governo de Minas Gerais. 
 

 

 

Dirceu do Nascimento

1997 - 2005

 

Nasceu em Volta Redonda (RJ), em 1949. Possui graduação em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em ciências farmacêuticas pela Universidade de São Paulo. Atuou como coordenador da implantação do curso de nutrição da UFOP, tornando-se chefe do departamento posteriormente. Foi também membro da diretoria executiva da Andifes e chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Turismo. 

 

 

 

João Luiz Martins

2005 - 2013

 

É graduado em matemática, mestre em matemática pura e aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e doutor em matemática aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi chefe do Departamento de Matemática e diretor do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas. Atuou também como membro da Comissão Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e ocupou o cargo de presidente da Andifes. Atualmente é diretor do Centro de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina.
 

 

 

Marcone Jamilson Freitas Souza

2013 - 2017

 

Graduou-se em engenharia metalúrgica na Escola de Minas da UFOP. Fez mestrado e doutorado em engenharia de sistemas e computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-doutorado no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, pesquisador na área de engenharia de produção e transportes pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no programa Pesquisador Mineiro. 
 

 

 

Cláudia Aparecida Marliére de Lima

2017 - atual

 

Graduada em nutrição pela UFOP, especializou-se em saúde materno-infantil na Universidade de São Paulo. É PhD em Environmental Impact Assessment on Health pela Universidade do País de Gales, Aberystwyth, Reino Unido. Foi professora substituta e posteriormente efetivou-se na Universidade Federal de Ouro Preto. Passou por vários setores acadêmicos e administrativos da Universidade e foi a primeira pró-reitora de Extensão.