Criado por Samuel Almeida em sex, 06/10/2023 - 15:48 | Editado por Lígia Souza há 1 ano.
Há uma década, o programa Sala Aberta promove discussões e reflexões sobre os desafios da docência universitária. Como forma de comemorar os 10 anos do programa, foi realizada uma cerimônia nesta semana.
A abertura contou com a presença da reitora Cláudia Marliére, que apresentou um panorama da educação superior no Brasil, apontando os desafios que se colocam aos professores e professoras na atual conjuntura.
Em seguida, uma mesa formada por Juliana Santos, técnica do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), pela professora do Departamento de Educação (Deedu) da UFOP, Célia Maria Fernandes Nunes e pelo professor Eduardo Cezari, pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), abordou o tema foi: "Formação Docente na UFOP: trajetórias e perspectivas".
Juliana destacou a importância de considerar o Sala Aberta como uma política dentro da Universidade: "Que ele possa transitar em outras instâncias dentro da própria Universidade; que a gente possa criar uma política de incentivo para que as pessoas participem do programa, entendendo-o como um espaço importante para sua formação, mas que essa participação também possa contar na sua carreira, no seu desenvolvimento profissional".
Ao final, houve uma roda de conversa sobre o futuro do programa, considerando um horizonte de pelo menos mais 10 anos de atividades por vir.
O pró-reitor adjunto de Graduação da UFOP, Adilson Santos, elogiou a cerimônia e contou ue espera que o programa continue fomentando o debate sobre a docência universitária, criando redes internas e externas e sempre reforçando que a profissão docente requer constante processo de formação.