Ir para o conteúdo

Entrevista: Grupo de Apoio Técnico sinaliza campi para retorno ao presencial

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Nossos hábitos mudaram depois de dois anos de pandemia, mas a UFOP está se preparando para lembrar a comunidade acadêmica das ações que podem nos ajudar a manter nossa saúde com o retorno das atividades presenciais.
 
Desde agosto de 2021 o Grupo de Apoio Técnico (GAT) trabalha no levantamento das ações necessárias nos espaços físicos de uso coletivo, elaborando a sinalização das áreas internas dos campi e a adaptação dos restaurantes universitários, salas de aula e laboratórios, entre outras ações. O objetivo é estabelecer regras de uso desses espaços, seguindo como referencial as demandas indicadas em cada fase do Protocolo de Biossegurança.
 
Com o retorno de 100% da comunidade acadêmica para os espaços físicos da UFOP, tornou-se essencial garantir que todo esse trabalho seja colocado em prática. Para isso, foi publicado pelo GAT o "Tutorial para fixação de cartazes no prédio da UFOP".
 
Na entrevista, Guilherme Ferreira Arruda, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Dearq) e membro do GAT, explica como foi realizado o trabalho do Grupo até aqui, como os campi serão sinalizados para o retorno presencial e como o trabalho continua, mesmo após a retomada.
 
Como foi executado o trabalho de planejamento do Grupo de Apoio Técnico (GAT) quanto à sinalização para garantir o retorno em condições mais seguras? Quem estava envolvido nisso?
 
A partir dos protocolos foram criados doze cartazes informativos e de sinalização, cada qual pensado para locais distintos dos campi, por exemplo, para as salas de aula, corredores, acessos principais dos prédios etc. O trabalho foi feito em conjunto entre a Prefeitura Universitária e o GAT.
 
A quais informações é preciso estar atento no Tutorial para Fixação de Cartazes nos Prédios da UFOP? Para quem é esse material?
 
O tutorial indica os espaços em que cada um dos doze cartazes deve ser fixado (banheiros, corredores, salas de aula, próximo aos bebedouros etc.) e dá dicas do melhor lugar de fixação para uma comunicação efetiva, como no caso dos banheiros, onde é indicado fixar o cartaz no espelho, na altura do olhar. O material foi direcionado às diretorias das unidades e a fixação teve o apoio de zeladores e terceirizados.
 
Além dessas sinalizações no interior do prédio, o que mais veremos de orientação no retorno presencial? Haverá indicações nas áreas externas dos campi?
 
Foram fixadas faixas nas áreas externas das edificações reforçando os cuidados a serem tomados no retorno das atividades presenciais.
 
Como a comunidade pode contribuir para que o trabalho do GAT, o tutorial e a sinalização realmente tenham o impacto esperado?
 
A sinalização fixada nas edificações é uma das estratégias para o reforço de comportamentos que ajudem na ocupação dos espaços com mais segurança. O objetivo principal é chamar a atenção dos usuários para a adoção de medidas cotidianas de proteção, como usar máscaras, não compartilhar objetos e higienizar as mãos.
 
As sinalizações podem sofrer alterações no decorrer da volta às atividades presenciais?
 
Sim, pois é a partir dos usos dos espaços que vamos ver a efetividade da comunicação dos cartazes. Nesse sentido, é possível que alguns cartazes sejam atualizados e que outras estratégias de comunicação sejam necessárias.
 
A atuação do GAT vai continuar? Quais as próximas metas do Grupo para que a UFOP tenha um retorno tranquilo e mantenha as melhores condições de segurança possível?
 
O GAT permanecerá como apoio direto ao Comitê Gestor, de acordo com as demandas colocadas. Com a ocupação dos espaços ainda dentro do contexto da pandemia, novas necessidades podem surgir, e contar com o trabalho do GAT é essencial.

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais