Ir para o conteúdo

A Mostra Multi vai até esta sexta (8)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
A Mostra Multi, um evento virtual produzido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e aberto a toda a sociedade, realiza a sua segunda edição desta sexta (1º) a 8 de outubro. A Mostra é uma rede pensada para o desenvolvimento artístico e cultural dentro da Instituição. Entre seus objetivos estão o fomento da produção artística de discentes e servidores e a criação de um espaço de frequentação cultural em um ambiente de produção coletiva.
 
A II Mostra Multi traz como tema a pergunta: "Em que bolha você vive?" Essa provocação leva à reflexão sobre o nosso lugar no mundo e a visão que temos dele. O evento parte da constatação de que as relações interpessoais e de aprendizagem estão progressivamente se expandindo para o mundo virtual. Algoritmos são produzidos para estudar os nossos gostos e interesses e, a partir do conhecimento estatístico, moldá-los. Nessa perspectiva, questionar a bolha é também provocar esse lugar de conforto, é buscar uma outra visão da realidade. 
 
"Se no ano passado a gente estava buscando por interação, este ano a gente quer saber onde você está no mundo, em que bolha você vive, quem é você", explica a coordenadora da II Mostra Multi, Gabriela de Lima Gomes, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFOP. Segundo ela, a edição de 2020 trouxe riqueza de aprendizados e mais clareza para o planejamento do evento neste ano.
 
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO - A programação da Mostra conta com 54 eventos para todas as idades, que incluem lançamentos de filmes e podcasts, oficinas e apresentações artísticas.
 
 
Entre eles, destaca-se o lançamento do média-metragem Front, que aborda as lutas pela sobrevivência no contexto pandêmico tendo como foco uma leitura poética do conceito das cinco peles, de Friedensreich Hundertwasser. O trabalho é realizado pelo grupo de pesquisa Anticorpos, do Departamento de Artes Cênicas (Deart) da UFOP e o lançamento vai ser no sábado (2).
 
 
Para as crianças, há o projeto "Que tal sair das redes sociais e brincar de rimar?". A brincadeira de rimar, construída por meio do livro O Guaxinim Chinês pela professora do departamento de Química da UFOP Roberta Froes, estimula a imaginação. As crianças participantes serão convidadas, junto com suas famílias, a desenvolver novas histórias para o Guaxinim, criando situações inusitadas e divertidas. A atividade vai ser no sábado (2), a partir das 14h. As inscrições estão abertas.
 
 
A comunidade de Ouro Preto se faz presente através do documentário “O que você quer ser quando crescer?", sobre o trabalho informal no município. A ideia de iniciar a produção, coordenada pelo professor Raoni Simões, do Departamento de Engenharia de Produção (Depro) da UFOP, surgiu da análise do contexto de retirada de direitos que os trabalhadores brasileiros vêm sofrendo nos últimos anos. O lançamento será no último dia de Mostra, 8 de outubro.
 
 
Conheça outras atrações no site do evento.
 
HISTÓRICO - Em 2020, a UFOP realizou a primeira edição da Mostra Multi, que teve como tema "Interações". Ela foi proposta com a missão de reunir trabalhos artísticos, culturais e científicos, produzidos pela comunidade acadêmica da UFOP e por demais agentes convidados, "uma vez que a gente entende essa cultura de forma ampla, transversal, capaz de ser encontrada na Universidade em diversos setores", afirma Gabriela.
 
A ideia era contribuir para suavizar a tensão estabelecida pela pandemia de Covid-19, levando produções artísticas e debates culturais para as plataformas digitais da Universidade. Na ocasião, o trabalho foi realizado por curadorias, que contemplaram as seguintes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Digitais, Memória e Música. O resultado pode ser visto no site.
 
Em 2021, os objetivos não mudaram. Criar uma rede de produção cultural vai além da interação, é permitir o questionamento, é enxergar uma realidade através de outra ótica, outra perspectiva. Ampliar a nossa visão de mundo é também o papel da arte e da cultura, que são ferramentas que nos colocam em contato com o outro, propiciando o diálogo e a ampliação da nossa bolha.
 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais