Criado por Cassiano Lucas em ter, 18/10/2022 - 14:46 | Editado por Patrícia Pereira há 2 anos.
O estudo foi retirado da tese de doutorado do professor titular do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) e do Núcleo de Pesquisas em Biologia (Nupeb) e pesquisador do Laboratório de Ecologia do Adoecimento e Florestas (Leaf) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Sérvio Pontes Ribeiro. Intitulado "Long-term unsustainable patterns of development ratherthan recent deforestation caused the emergence of Orthocoronavirinae species", o texto mostra que o surgimento de vírus da família coronavírus está relacionado a ambientes urbanos, desenvolvidos e poluídos e é uma consequência de padrões insustentáveis de desenvolvimento de uma sociedade intensamente consumista.
O artigo foi publicado com chamada de capa no volume 24 da Environmental Microbiology, revista publicada pela Wiley-Blackwell e referência em microbiologia em todo o mundo. O trabalho é um alerta sobre os riscos à saúde humana e um convite para a sociedade repensar o consumo e, principalmente, pensar em investir, com urgência, no desenvolvimento sustentável da sua ocupação no planeta.
A tese do pesquisador está sendo desenvolvida no doutorado em Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é composta por outras pesquisas produzidas com auxílio de colegas da UFOP e da UFMG.