skip to content

Lançada a primeira chamada do Programa Ciência na Escola

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram a chamada de seleção de projetos que visam o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica. As propostas devem estar inseridas em uma das três linhas de apoio: pesquisa sobre o ensino de ciências na educação básica; ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências; e estudos avaliativos sobre o Programa Ciência na Escola. 

A submissão de propostas foi aberta na quinta (11), com prazo de envio até 27 de maio. 

A chamada é a primeira iniciativa do Programa Ciência na Escola, que será lançado ainda neste mês, com o intuito de fortalecer a interação entre instituições de ensino superior e escolas de ensino fundamental e médio. É destinada a alunos que querem seguir carreiras científicas e professores interessados nessa área. É previsto um investimento de R$ 10 milhões em projetos relacionados com disciplinas que fazem parte do currículo escolar da educação básica em diante.

A diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq e professora da UFOP, Adriana Tonini, ressalta que "nos últimos anos, o CNPq tem investido, por meio de várias iniciativas, na aproximação entre instituições de pesquisa e escolas da educação básica, por acreditar que as ações para despertar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia são mais efetivas se realizadas desde o ensino fundamental". 

Além de motivar a pesquisa na área de ensino de ciências, segundo a diretora, a chamada tem como foco realizar ações específicas dentro das escolas para fomentar iniciativas inovadoras e o desenvolvimento de produtos que melhorem a qualidade do ensino de ciências na educação pública brasileira. "A expectativa é a de que essas iniciativas permaneçam sendo executadas dentro das escolas mesmo após o final dos projetos, de modo a beneficiar o maior número de alunos do ensino fundamental e do ensino médio", comenta Adriana. 

O PROGRAMA - O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa conjunta do MCTIC, CNPq, Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estão previstas, além da chamada do CNPq, outras três ações, que ocorrerão simultaneamente: Chamada Pública para Instituições – Seleção de Redes para o Aprimoramento do Ensino de Ciências na Educação BásicaOlimpíada Nacional de Ciências – 2019; e Especialização à distância em Ensino de Ciências – "Ciência é Dez!"

Veja também

16 Novembro 2017

A tese de doutorado "Do Leishflow ao Leishplex: inovações tecnológicas da sorologia por citometria de fluxo aplicado ao diagnóstico da...

Leia mais

16 Novembro 2017

A equipe Rodetas, fundada no Laboratório de Tecnologias Industriais da Escola de Minas, obteve o título de vice-campeã na Competição...

Leia mais

4 Dezembro 2017

Os números são do resultado da Chamada de Demanda Universal, que é a mais abrangente lançada pela Fundação de Amparo...

Leia mais

13 Dezembro 2017

Estão disponíveis, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação , os resultados preliminares dos seguintes programas de iniciação científica:...

Leia mais