Criado por Karine Bibiano em sex, 12/04/2019 - 10:59 | Editado por Patrícia Pereira há 5 anos.
O Programa Collide International seleciona artistas para trabalharem junto a físicos de partículas, engenheiros e especialistas em tecnologia da informação, em um ambiente científico dedicado à criatividade, promovido em uma parceria entre a iniciativa Arts at CERN, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, e a cidade de Barcelona, na Espanha.
As
inscrições vão até 17 de maio e são abertas a artistas de todas as nacionalidades. O programa terá duração de três meses, sendo dois na sede do laboratório, na Suíça, e um na Fábrica da Arte Fabra i Coats, em Barcelona.
O candidato deve apresentar um projeto que promova a experimentação por meio da conexão entre arte e pesquisa fundamental, sugerindo novos métodos de colaboração entre artistas e cientistas. A proposta deve considerar uma fase de pesquisa no CERN e uma de desenvolvimento em Barcelona. O artista deve explorar o significado cultural da pesquisa fundamental e do conhecimento científico, questionando de forma inovadora e provocativa os modos tradicionais de colaboração entre arte e ciência. Também são bem-vindas abordagens filosóficas, tecnológicas e sociológicas da ciência.
O CERN - Fundado em 1954, o
CERN é um dos maiores e mais respeitados centros de pesquisa do mundo, voltado ao estudo das bases constituintes da matéria – as partículas fundamentais – por meio de aceleradores e detectores de partículas. Localizado na fronteira franco-suíça, o laboratório é administrado em conjunto por 23 países europeus. É lá que está instalado o LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo, uma espécie de arena de 27 quilômetros com uma supercondução magnética. Foi no LHC que se atestou, por exemplo, a existência do bóson de Higgs, em 2012. Considerada uma das maiores descobertas da Física, a chamada "partícula de Deus" ajuda a explicar o comportamento das partículas subatômicas e o funcionamento do Universo.