Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
A ideia do projeto "A voz dos pertencentes" é apresentar relatos dos moradores de regiões periféricas de Ouro Preto sobre as suas vozes na sociedade no período de pandemia e isolamento social. A iniciativa parte do grupo Escola de Teatro Político e Popular, projeto de extensão formado por estudantes e coordenado pelo professor do Departamento de Artes Cênicas da UFOP Ernesto Valença. 
 
A produção do audiodocumentário foi feita por meio da coleta de entrevistas desses moradores, com apoio da Federação Associativa de Moradores de Ouro Preto (Famop). Foram realizadas, para o projeto que será apresentado na Mostra Multi, cinco entrevistas, editadas e agrupadas por temática.
 
O áudio, que pretende mostrar uma cidade que vai além do turismo ou do Centro Histórico, quer trazer à tona o silenciamento provocado pela sociedade e agravado pela pandemia. "Para os estudantes diretamente envolvidos, o projeto deve ser bastante impactante. O envolvimento, o conhecimento, a aproximação com uma Ouro Preto desconhecida da grande maioria dos turistas deve ampliar a visão dos demais estudantes", destaca Ernesto.
 
Será colocado ainda, um carro de som pelas ruas da cidade, a fim de levar o material produzido aos moradores. A expectativa é de que o projeto continue em andamento, junto à Escola de Teatro Político e Popular, e produza mais material a partir de entrevistas com os moradores.
 
"O projeto tem sido incrível e conto com a melhor equipe possível", conclui o professor, ressaltando a qualidade do projeto, que vem sendo realizado num contexto de pandemia, com falta de direcionamento educacional no país e com adaptação das atividades de ensino, pesquisa e extensão à modalidade virtual.
 
Para saber mais sobre o projeto, continue acompanhando a página da Mostra Multi.
 
Assista ao áudio documentário:
 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais