Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
O projeto "Mostrinha Jardim Cultural" traz, ao longo da Mostra Multi, desenhos e ilustrações realizados por crianças durante a pandemia. O objetivo é mostrar como elas lidam com o contexto de atividades remotas, no qual muitas vezes são tratadas como quem "atrapalha" os adultos em seus afazeres dentro de casa.
 
Essa questão que levou a bolsista Cláudia Pessoa, junto ao professor Marcelo Viana, do Departamento de Turismo da UFOP, à pergunta: "qual é a bolha em que essas crianças estão vivendo"? A partir daí, os membros do projeto passaram a observar os filhos de amigos e colegas e pedir um material feito pelas crianças durante o isolamento.
 
Enquanto os pais estão trabalhando, os filhos pequenos ficam, geralmente, desenhando, e, no contexto atual, fazem isso até mesmo no computador. Ao observar crianças ao seu redor, Cláudia percebeu que "elas estão virando artistas, tem uma criatividade nessas crianças. Talvez seja bastante interessante a gente olhar o que elas estão produzindo na pandemia. Então a ideia foi essa, fazer uma galeria de arte desses trabalho das crianças na pandemia".
 
EXCLUSÃO - O contexto pandêmico envolve diretamente o uso de computadores e revela a consequente exclusão das pessoas mais pobres que não possuem acesso a esses meios. A "mostrinha" aborda essa questão trazendo as diferenças sociais refletidas nos desenhos produzidos. "Nós temos uma série de  crianças de uma aldeia do Acre. Vai ter a galeria dessas crianças. Os trabalhinhos delas são antes de mais nada um papel em branco, uma caneta esferográfica ou um lápis grafite", relata Cláudia.
 
"A aldeia tem as plantinhas que eles conhecem, e uma das crianças fez um céu todo cheio de avião. O mais tecnológico que apareceu nos desenhos foi esse avião, que deve ser o que eles veem ali sobrevoado as aldeias, porque só é possível chegar lá de barco ou de avião", completa.
 
Em contraponto, serão mostrados desenhos feitos em computador e até mesmo em aplicativos de vídeo curtos, como o TikTok, por crianças que possuem mais acesso tecnológico.

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais