Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
O projeto de Degustação de Vinhos surgiu do interesse do professor Heber de Paula, do Departamento de Educação Física, em estudar mais sobre a enologia, ciência que estuda aspectos relacionados à produção e consumo de vinhos. A Degustação Virtual Orientada busca trazer conhecimento e experiência sobre a bebida por meio de uma interação virtual.
 
O interesse do professor resultou na criação da Confraria do Vinho, que antes da pandemia reunia presencialmente pessoas interessadas em trocar experiências e adquirir conhecimentos relacionados à cultura dos vinhos. Muitos dos participantes da confraria são membros da comunidade acadêmica da UFOP e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). "Mas logo em seguida veio a pandemia e tivemos que esperar para reunir esse grupo das pessoas da nossa comunidade que gostam de vinhos", conta Heber.
 

1317379753.jpg

Reprodução / Confraria do vinho
Membros da Confraria do Vinho reunidos antes da pandemia
 
A Mostra Multi da UFOP trouxe a oportunidade de reunir virtualmente quem já fazia parte do grupo e expandir o projeto para um novo público, através de encontros intermediados por tecnologias digitais. Serão realizadas três lives, com duas horas de duração cada. As transmissões abordarão temáticas diferentes e estão marcadas para acontecer nos dias 1º, 7 e 8 de outubro, às 20h. 
 
O evento conta com a importante colaboração de professores e alunos do curso de Gastronomia do IFMG - Campus Ouro Preto, como os docentes Cristiano Nogueira e Letícia Terrone e o discente Pedro Henrique Sales, que agregam conhecimentos e promovem interação entre as instituições.
 
"Vamos falar desde aspectos mais gerais da produção de vinho, das regiões produtoras, um pouco de mercado e hábitos de consumo. Vamos também oferecer dicas sobre como escolher bons vinhos a partir da leitura da sua rotulagem e harmonizações possíveis com cada estilo", explica Heber. 
 
IMPORTÂNCIA - Heber destaca que debater sobre o vinho é falar sobre cultura, história, economia e diversidade, reunindo na produção do projeto várias áreas de conhecimento, como jornalismo, direito, gastronomia, turismo e engenharia de produção. 
 
"Eu acho que é muito interessante desmistificar essa elitização que o vinho alcança ainda hoje na sociedade brasileira. Em diferentes lugares do país a produção de vinhos é associada a famílias agricultoras, além de ser uma indústria que preserva muito o meio ambiente", finaliza o professor. 
 
Para realizar a inscrição nas lives, acesse o link. Para saber mais sobre a realização do evento, continue acompanhando a página da Mostra Multi. 
 
A organização do evento disponibilizou um formulário para entender as expectativas e necessidades dos participantes nas atividades propostas. Acesse.
 
Realização: 
Patrícia Alecrim - Discente de Educação Física
Sabrina Lellis - Discente de Educação Física
Pedro Henrique Sales - Discente de Gastronomia
Bruna Soares - Discente de Educação Física
Hellen Perucci - Discente de Jornalismo
Heber Eustáquio de Paula - Docente do Departamento de Educação Física da UFOP
Cristiano Nogueira - Docente do curso de Gastronomia do IFMG
Letícia Terrone - Docente do curso de Gastronomia do IFMG 
 
MOSTRA MULTI - O evento acontece entre os dias 1º e 8 de outubro, virtualmente. Com o tema "Em que bolha você vive?" a edição contemplará obras e eventos produzidos pela comunidade acadêmica da UFOP.
 
Acompanhe o site para mais informações.
 
Acompanhe a primeira live: "Roteiro 1: Generalidades e curiosidades sobre o vinho"
 

 

Acompanhe a segunda live: "Roteiro 2: Produção, consumo, castas e rótulos"

 

 

Acompanhe a terceira live: "Roteiro 3: Degustação, consumo consciente, harmonizações entre vinhos e comida"

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais