Criado por Yuri Simões em qui, 23/09/2021 - 16:04 | Editado por Matheus Santos há 3 anos.
O documentário "Repúblicas e Casarões" foi coordenado pela professora Luisa Rauter Pereira (Dehis) e conta fatos de repúblicas que constituem parte da história de Ouro Preto. A produção é uma das ações presentes na II Mostra Multi.
Pensando na história e na tradição dessas moradias, a equipe realizou entrevistas com moradores das repúblicas Sparta e Rebu. O documentário trata da vida cotidiana dos moradores, fala sobre a arte produzida nas repúblicas estudantis de Ouro Preto e sobre sua cultura singular. Além disso, são abordados temas como a influência desses espaços tanto na Universidade como nos outros segmentos da cidade.
Charles Aguiar, um dos estudantes que fazem parte da produção do documentário, acredita que a produção “seja uma forma de levar ao debate a cultura republicana e estudantil e também a importância da universidade pública na formação sociocultural dos estudantes".
Ambas as repúblicas escolhidas para fazer parte do documentário construíram um legado e fazem parte da história da cidade. A república Sparta é uma das primeiras a ser fundada pelos integrantes da Escola de Minas e a Rebu é a primeira república federal feminina de Ouro Preto.
A gravação e a edição do documentário pretenderam adotar uma perspectiva diferenciada das produções audiovisuais, por ser realizada por historiadores em formação. "Eu acho que não tem diferença nas questões técnicas e as dificuldades são as mesmas. Talvez a diferença esteja na forma como a história vai ser contada", afirma Charles.
Equipe - O documentário "Repúblicas e Casarões" foi produzido por: