Criado por Yuri Simões em qui, 23/09/2021 - 16:07 | Editado por Matheus Santos há 3 anos.
Promovido por estudantes da Escola de Medicina sob coordenação da professora Fabiana Maksud, o projeto "Artes nas bolhas da saúde - desenvolvendo humanidades" aposta em reflexões a fim de estimular o contato com diversos tipos de artes como uma maneira inovadora de promover a saúde.
Durante a II Mostra Multi, o projeto apresentará vídeos animados que mostram aspectos clínicos de doenças expressos em obras de importantes artistas. Além disso, o projeto irá disponibilizar uma coleção de podcasts sobre filmes contendo explicações sobre as doenças abordadas em alguns personagens.
Fabiana Maksud afirma que a análise artística é contribui muito na formação dos estudantes: "a observação e estudo detalhado de obras de arte, pinturas, filmes e livros de literatura desenvolvem a capacidade de observação no contexto de situações de doenças e a habilidade de perceber detalhes e reconhecimento de sinais de enfermidades", explica.
Entre as obras analisadas estão quadros de pintores mundialmente conhecidos como Rembrandt, Leonardo da Vinci, entre outros. Segundo a coordenadora do projeto, a ação é uma maneira de fazer com que alunos de graduação em Medicina possam ter a oportunidade de desenvolver uma visão humanista sobre a área.
"O desenvolvimento de competências humanísticas é um recurso de conhecimento e de possibilidades humanas por meio do qual se constrói, também, a identidade do profissional. Cuidar exige compreender, e compreender o paciente significa compreender a pessoa que sofre, a doença e seu significado", afirma Fabiana.
EQUIPE - O projeto é realizado por:
Fabiana Alves Nunes Maksud - Professora Coordenadora - Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto (DECPA)