Ir para o conteúdo
II Mostra Multi
Com: 
Caio Duarte
A Mostra Multi é um evento virtual produzido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e aberto a todos. É uma rede construída para o desenvolvimento artístico e cultural da Universidade. Entre seus objetivos estão o fomento da produção artística de estudantes e servidores e a criação de um espaço cultural em um ambiente de produção coletiva. A segunda edição da Mostra Multi acontece de 1º a 8 de outubro de 2021. 
 
A II Mostra Multi traz o tema "Em que bolha você vive?". Essa provocação leva à reflexão sobre o lugar que ocupamos no mundo e a visão que temos dele. A proposta parte da constatação de que as relações interpessoais e de aprendizagem estão progressivamente se expandindo para o mundo virtual. Nele, algoritmos são produzidos para investigar os gostos e interesses das pessoas e, a partir do conhecimento estatístico, moldar esses interesses e gostos. Diante disso, o evento busca questionar essa bolha e também fazer uma provocação desse lugar de conforto, buscando uma outra visão dessa realidade. 
 
"Se no ano passado a gente estava buscando por interação, este ano a gente quer saber onde você está no mundo, em que bolha você vive, quem é você", explica a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura e coordenadora da II Mostra Multi, Gabriela de Lima Gomes. Ela acrescenta que a edição de 2020 trouxe uma riqueza de aprendizados e mais clareza para o planejamento do evento deste ano, que conta com ações em duas modalidades: 
 
Obras: trabalhos inéditos produzidos em formatos digitais nos contextos de quaisquer linguagens artísticas. 
 
Eventos: produção de seminários, webinários, workshops, exposições e outras possibilidades de realização de atividades síncronas.
 
MOSTRA MULTI - Em 2020, a UFOP realizou a 1ª Mostra Multi: Interações. Ela foi proposta com a missão de reunir trabalhos artísticos, culturais e científicos produzidos pela comunidade acadêmica e por agentes convidados, "uma vez que a gente entende essa cultura de forma ampla, transversal, capaz de ser encontrada na Universidade em diversos setores", afirma Gabriela. Segundo ela, a ideia foi contribuir para suavizar a tensão inicial gerada pela pandemia, trazendo produções artísticas e debates culturais para as plataformas digitais da Universidade. "Nós optamos por trabalhar com curadorias que contemplaram as seguintes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Digitais, Memória e Música". O resultado do trabalho pode ser visto aqui (link a ser adicionado). 
 
Em 2021, os objetivos não mudaram. Conforme a pró-reitora, foi criada uma rede de produção cultural que vai além da interação, permitindo o questionamento e enxergando a realidade através de outra perspectiva. "Ampliar a nossa visão de mundo é também o papel da arte e da cultura. São ferramentas que nos colocam em contato com o outro, propiciando o diálogo e a ampliação da nossa bolha".
 
Acompanhe o site para mais informações..

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais