Criado por Yuri Simões em sex, 10/09/2021 - 14:36 | Editado por Matheus Santos há 3 anos.
O Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promove o evento online OBSCENO: diálogos sobre estéticas e (re)existências. Serão três webinários que terão o objetivo de fomentar diálogos interdisciplinares a respeito de aspectos epistêmicos, metodológicos, estéticos e políticos dos estudos queer.
Os webinários acontecem entre os dias 06 e 08 de outubro, sempre às 19h. Haverá também a exibição do espetáculo A Filosofia na Alcova, montagem do texto de Marques de Sade (1740-1814) feita pelo grupo de teatro de bonecos “Pigmalião Escultura Que Mexe”.
Veja o teaser do espetáculo:
A equipe organizadora é composta pelos professores do Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva (DEMSC) da Escola de Medicina, Alexandre Costa Val e Keila Deslandes, e pelos alunos-bolsistas Gabriela Rodolfo Gonçalves, Edigar Moraes da Cruz e Douglas Nascimento.
A proposta está articulada ao tema da II Mostra Multi, já que os webinários e o espetáculo têm como um de seus objetivos refletir sobre as bolhas nas quais estamos inseridos. “Escolhemos os estudos queer para problematizar as ‘bolhas identitárias’ que fazem parte dos modos de subjetivação no contemporâneo”, afirma Alexandre. “O termo OBSCENO — algo vulgar, fora da cena, que fere o pudor — foi, nesse sentido, tomado como ponto de partida para debater possibilidades estéticas de (re)existências e de transformações do espaço social”, completa.
Podem participar da programação do OBSCENO professores e estudantes de diferentes áreas cursos da universidade, além trabalhadores da rede de saúde municipal e a comunidade LGBTQIA+ local. O Professor Alexandre Val, conclui fazendo um convite: “Esperamos contar com a participação de todes, fazendo o nosso próprio eco ao convite da II Mostra Multi: ‘atores sociais, unamos!’”.
SITE - Ainda durante a Mostra, o observatório OBSCENO vai realizar o lançamento de seu site oficial, idealizado pelo Nisc. A página visa contribuir na construção de uma rede de vigilância, formação e cuidado integral à saúde da população LGBTQIA+ da região.
“Essa proposta reflete o desejo de incentivar o engajamento de cada um de nós na criação de novos saberes e de novas práticas, de forma a contribuir para o estabelecimento de realidades menos violentas", explica o coordenador.
O NISC - O Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc),é vinculado à Escola de Medicina e se dedica à temática relacionada aos gêneros e às sexualidades no contexto da saúde.
O grupo, constituído por e para estudantes de diferentes cursos de graduação da UFOP, sustenta um espaço dialógico e democrático aberto a diversas reflexões e atividades. Entre as ações realizadas, há encontros virtuais para discussões sobre marcadores sociais das diferenças e os seus efeitos nas práticas de cuidado.
Além disso, o Nisc realiza ações de educação em saúde voltadas para profissionais da rede assistencial do município de Ouro Preto e investigações e produções de informações a respeito da saúde da população LGBTQIA+.