Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
O podcast "Pindocast" é produzido por cinco estudantes do curso de História da UFOP sob a orientação da professora Helena Mollo, do Departamento de História. A iniciativa surgiu a partir de um trabalho de conclusão da disciplina "Introdução ao Estudo da História", ministrada pela professora. 
 
O projeto vai abordar, ao longo de dez episódios, a contação de histórias sobre temas como: tempo de brincar; observação das mudanças e significados do céu diurno e noturno; formações dos astros, suas formas e cosmologias; tempo e espaço; paleontologia; arqueologia e sinais no tempo. Dos dez episódios que serão produzidos ao longo do ano, três serão exibidos na Mostra Multi.
 
Sobre a importância de levar esse trabalho às crianças no formato podcast, o grupo afirma que "a divulgação científica não é voltada para o público infantil mas o entendimento desses conceitos é fundamental desde a infância para que a criança consiga compreender o mundo a partir de si mesmo, do outro e dos diferentes contextos em seu entorno".
 
O público alvo do projeto, as crianças, vai poder aprender e ser inserido no mundo científico através de dois personagens, Poty, uma menina da etnia Guarani Mbya, e Chico, duas crianças da mesma cidade. "Não somos nós representantes de etnias indígenas, mas enfatizamos a importância de conhecermos suas formas de leitura do mundo. O Brasil é multicultural e queremos salientar essa característica", explicam sobre a escolha dos personagens.
 
Para saber mais sobre o projeto, continue acompanhando a página da Mostra Multi. 
 
Confira o primeiro episódio:
 
 
 
Confira o segundo episódio:
 

Confira o terceiro episódio:

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais