Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
O projeto audiovisual, que traz entrevistas com trabalhadores informais de Ouro Preto, é coordenado pelo professor Raoni Simões, do Departamento de Engenharia de Produção (Depro) da UFOP, e produzido pelos estudantes Gabriela Lana (Turismo), Adriano Martins (Engenharia de Produção) e Matheus Bernardes (Museologia).
 
A ideia de iniciar a produção surgiu da análise do contexto de retirada de direitos que os trabalhadores brasileiros vêm sofrendo nos últimos anos. Tais processos têm ocasionado uma migração para postos de ocupação informal, sem as garantias da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como décimo-terceiro salário, férias e direito à aposentadoria.
 
O projeto traz, em sua composição, entrevistas com trabalhadores de diversas áreas, como artesãos de pedra-sabão, artesãs do bordado, guias turísticos, músicos, motoboys e tatuadores. O contexto pandêmico, e como ele afetou suas rotinas, também é abordado. 
 
Algumas entrevistas precisaram ser feitas de forma presencial. Todos os cuidados, como uso de máscara e álcool-gel e distanciamento social, foram seguidos. "Por ser período pandêmico, onde a renda dos trabalhadores costuma ser menor, fazê-los parar para nos conceder uma entrevista nem sempre é agradável. Então precisamos de muito diálogo e sensibilidade para ir até onde podemos. Ainda assim, conseguimos entrevistas muito interessantes e prazerosas de se ouvir", conta Raoni.
 
A expectativa do grupo é que a comunidade, tanto municipal quanto acadêmica, possa refletir sobre o papel e as dificuldades desses trabalhadores e buscar entender melhor a responsabilidade da Universidade e da sociedade para com essas pessoas. O projeto também busca mostrar, para além das dificuldades, como a comunidade informal é formada e interage entre si."Enxergamos diferenças importantes na percepção de prazer na atividade dessas pessoas. Eles também se apoiam e encontram muitos momentos de alegria durante o trabalho. Essa é a mensagem que tentaremos mostrar no documentário", finaliza o professor.
 
Confira o teaser do curta-metragem:

Para saber mais sobre o projeto, continue acompanhando a página da Mostra Multi.

Confira o documentário: 

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais