Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
Tendo como objetivo propagar conhecimento sobre a cultura cinematográfica e capacitar os participantes para a produção de seus próprios curtas-metragens, a II Mostra Multi apresenta o projeto "Qual o seu filme?". Serão disponibilizadas 30 vagas para cada uma das oficinas, que terão duração de cerca de quatro horas. 
 
"A ideia é que os participantes se permitam sair de suas bolhas e passem a enxergar de maneira mais crítica o rico universo de histórias, sentidos, leituras e criações que só o cinema pode oferecer na contemporaneidade", afirma Lucas de Assis, mestrando em Filosofia pela UFOP e coordenador discente do projeto. 
 
O "Qual o seu filme?" será dividido em três encontros, que terão como temas: a história e os sentidos do cinema; a leitura crítica de um filme; e o auxílio na produção de um curta-metragem caseiro. Além de Lucas de Assis, serão ministrantes Eduardo Moreira e Thiago Gomes, mestres em comunicação social pela UFOP, e Ricardo Macedo, professor da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
 
Segundo Lucas, as oficinas tendem a potencializar a atração pelo fazer cinematográfico. "Com o projeto, pretendemos despertar um maior interesse nos estudos sobre o cinema nos participantes, além de instigá-los a pensar de modo mais crítico sobre a sétima arte", conclui o estudante.
 
A ação é uma iniciativa de professores e estudantes da UFOP vinculados ao projeto Cineclube, que teve início em 2019 e atualmente conta com a participação de estudantes e professores dos cursos de História, Filosofia e Engenharia Geológica.
 
O CINECLUBE - De acordo com Lucas, "a ideia é bem prática: assiste-se a algum filme selecionado pelo grupo e, em seguida, acontece um debate sobre os aspectos da obra que mais chamaram a atenção dos participantes". 
 
Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o projeto retomou seus encontros semanais de forma remota. Foram assistidas e discutidas 34 obras nacionais, de diferentes regiões do país, décadas e gêneros. Em 2021, o projeto está trabalhando com ênfase no cinema internacional. 
 
O Cineclube é aberto para todas as pessoas que tenham interesse em participar. Durante os trabalhos remotos, o projeto contou com a participação de cineclubistas de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e de várias cidades de Minas Gerais. Além disso, houve também participações ilustres de diretores, produtores e atores em algumas das sessões.
 
Para fazer parte do Cineclube Vila Rica, basta entrar em contato com o projeto pelo Instagram.
 
MOSTRA MULTI - O evento acontece entre os dias 1º e 8 de outubro, virtualmente. Esta edição tem o tema "Em que bolha você vive?" e contemplará obras e eventos produzidos pela comunidade acadêmica da UFOP.
 
Acompanhe o site para mais informações.
 
Produção Experimental de um curta: resultados alcançados
 
A oficina, que aconteceu em setembro de 2021, teve o objetivo de abordar teorias da videoarte, planos da cinematografia e suas áreas associadas: fotografia e direção de arte. E adentrar no universo do filósofo Didi Huberman. Para assim, propor atividades práticas e possíveis na filmagem de planos e sequências de um curta com uma ferramenta simples, como o celular, e também fotografias e áudios elucidando a ferramenta cinematográfica Storyboard e trabalhar a sonografia com as paisagens sonoras. O público das oficinas foi composto por pessoas de diferentes faixas etárias com experiência prévia no audiovisual e aqueles que buscaram a oficina como um ambiente primário experimental na área do cinema. As imagens e áudios expressam a temática da II Mostra Multi UFOP: “Qual é a sua bolha”, as quais houve um olhar dos participantes mais profundo e atento das superfícies e realidades vivenciadas por cada um no período pandêmico, o simples ato de se fazer um suco na hora do almoço, os sons de crianças brincando nas ruas foram sons e imagens que ganharam espaço e atenção dos oficineiros.
 
Confira os autores e obras produzidas: 
 
Nelson Ferreira Neto
 

Confira o áudio produzido:

"Kathleen Cleaver dos Panteras Negras e a importância de valorizar a beleza negra"

 

Samuel da Silva de Souza
 

 

Confira os áudios produzidos:

 

 

Ulisses Hubner Alvim
 

Confira mais detalhes sobre a obra:

Júlia Cristiana Cordeiro dos Santos
 

Confira o áudio produzido:

 

Confira o vídeo produzido por Júlia Cristiana Cordeiro dos Santos:

 

 

 

 

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais