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Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência promove reunião de integração

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Mylena Gonçalves
Com: 
Elis Cristina - Estagiária

Com a proposta de promover a integração e o conhecimento dos projetos do Pidic, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou, nesta quinta (23), uma reunião com os integrantes do Programa. O encontro contou com a participação dos orientadores e bolsistas, que apresentaram os objetivos e atividades de cada projeto para o público presente. Este ano foram 27 projetos inscritos, sendo 20 propostas selecionadas, três delas já trabalhadas desde 2018. 

O projeto "Além do +: podcast sobre a comunidade LGBTQUIA+ da UFOP", uma parceria com o Coletivo Colares que visa a produção de podcasts de informação, orientação e acolhimento sobre e para a comunidade LGBTQUIA+, está em seu primeiro ano de desenvolvimento. De acordo com o orientador Evandro Medeiros, professor do curso de Jornalismo, são doze os temas que irão tratar jornalisticamente de informações como nomenclaturas e modos de agir, afetividades e sexualidades, representatividades, crescimento das doenças sexualmente transmissíveis, combate à violência de gênero, entre outros, com ênfase nas vivências diárias de alunos da UFOP em Ouro Preto e Mariana. 

Segundo o professor, optou-se por trabalhar com podcasts pelo fato de a ferramenta ser acessível e proporcionar uma linguagem jovem e divertida, atingindo o público-alvo de cada programa: os alunos que se identificam como parte dessa comunidade e que, de certa forma, contam com esse tipo de orientação. Os podcast produzidos com os bolsistas Giulia Pereira, Gabriel Lage e Uriel Silva serão disponibilizados em plataformas de streaming e pelos meios institucionais da Universidade. 

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Mylena Gonçalves
Professor Evandro Medeiros (esquerda) e a equipe do projeto

Outro projeto selecionado este ano pelo Pidic foi "Inclusão e Acessibilidade na UFOP: um processo de exercícios de princípios democráticos na comunidade universitária", orientado pela pedagoga e coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), Adriene Santanna. 

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica a respeito da inclusão de pessoas com deficiências, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação, contribuindo para a promoção da igualdade. Conforme a bolsista Carleugênia Gomes, o projeto discute questões sociais de acessibilidade na academia por meio de ciclos de palestras, exposições artísticas (pintura, fotografia, bordado, crochê, entre outros) e momentos de reflexões. 

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Mylena Gonçalves
Bolsista e coordenadora do NEI


O NEI possui outro projeto aprovado, o "Diálogo sobre a inclusão na UFOP", que tem como intuito promover a integração dos estudantes com deficiência na comunidade ufopiana. 

O PROGRAMA - Regulamentado pela Resolução CUNI nº 1.967, de 25/01/2018, o Pidic destina-se a implementar atividades de ações afirmativas no âmbito acadêmico. De forma articulada ao ensino, à pesquisa e à extensão, visa ao atendimento e ampliação das condições de permanência de estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Em sua segunda edição, o programa é desenvolvido em parceria com os cursos de graduação presencial nos três campi da Universidade (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade) por meio de atividades acadêmicas como palestras, debates, seminários, rodas de conversas, exposições, ciclo de estudos, workshops, entre outros. 

As chamadas de apoio a atividades de ações afirmativas são regidas por editais lançados pela Prace a cada início de ano. De acordo com o coordenador do Pidic Rafael Magdalena, são ofertadas vinte vagas, e cada proposta deve contemplar os objetivos disposto pelo programa, isto é:

- estimular e apoiar a realização de atividades que promovem a igualdade de direitos entre estudantes, como o enfrentamento de discriminações (racismo, sexismo, homofobia, transfobia e capacitismo);
- contribuir para a promoção da inclusão social por meio de atividades que visem à igualdade étnico-racial e de gênero, à diversidade sexual, às ações afirmativas e à formação de cidadania;
- combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por qualquer tipo de discriminação;
- incentivar o desenvolvimento de atividades que propiciem uma melhor convivência entre estudantes usuários das residências estudantis da Universidade. 

O Pidic tem duração de oito meses e conta com recursos financeiros do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Podem concorrer às vagas os servidores docentes e técnico-administrativos em educação.

Veja todas as 20 propostas selecionadas pelo Pidic em 2019: 

Ações para melhoria do cuidado às pessoas LGBT (Emed)
Além do +: podcast sobre a comunidade LGBTQUIA+ da UFOP (Icsa)
Ariadnes (Icsa)
Cinema em Rede – pela constituição de um cineclube que espelhe muitos Brasis e abra espaço de fruição, diálogo e reflexão para todos (ICSA)
Cultura popular no Campus do ICEA – João Monlevade (Icea)
Diálogo sobre inclusão na UFOP (NEI/Prograd)
Discriminação e sofrimento psíquico: ao acolhimento e sentimento de pertença na Universidade (EDTM)
Diversidade Transversa (Emed)
Diversidade, Inclusão e Acolhimento: o desafio de receber o/a calouro/a cotista na EDTM/UFOP (EDTM/Prograd)
Forró de Ouro (CGP/Prograd)
Grupo de Estudos de Intelectualidades Pretas – GESIP (Icsa)
Grupo de Acolhimento e Cuidado ao Estudante – ABRACE (Emed)
Inclusão e Acessibilidade na UFOP: um processo de exercícios de princípios democráticos na comunidade universitária (NEI/Prograd)
Juntas Somos Fortes: redes de prevenção e acolhimento em combate à violência contra mulheres em ambiente universitário (Ifac)
POC: papear, ouvir e conscientizar (Efar)
Prevenção ao Suicídio Jovem: um caminho possível à valorização da vida (EM/EDTM)
Projeto SAP – Sob a Pele: estratégias para o enfrentamento de discriminações no ICEB (Iceb)
Rasurar epistemologias; produzir novos conhecimentos: teorização de corpos insurgentes na Universidade como ação afirmativa (ICHS/Iceb)
Vidas: gênero, diversidade e sexualidades (ICHS)
Vivências de Sujeitas Subalternizadas: relatos-manifestos sobre violência de gênero de alunas da UFOP (EDTM)

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